ANDANDO NO ESPIRITO
Depois da salvação, o desejo mais ardente de Deus sobre as nossas vidas é a comunhão. A tônica da Bíblia, uma carta de amor, escrita pelos dedos do nosso Senhor e Salvador, é a restauração de seu povo, outrora perdida com a desobediência de Adão e Eva, e o relacionamento íntimo com cada um dos seus eleitos. Estas duas Verdades são reveladas em cada página das Sagradas Escrituras.
Assim, aqueles que foram lavados pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo devem buscar andar com Ele, ou seja, andar no Espírito. Nas palavras do apóstolo Paulo: “Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gl 5.16). Para tanto, precisamos observar pelo menos os seguintes aspectos:
Só existe um caminho para a santidade: combater o pecado em nossas vidas.
É Deus que nos capacita a repudiarmos o pecado… pois a conversão implica mudança de nosso caráter, logo, deixamos de ser escravos do pecado para assumir um novo status, o de ser livre. Esta liberdade significa dizer que temos condições em Deus de dizermos não àquilo que nos assolava. Santificação é uma obra primeiro do Senhor nas nossas vidas, capacitando-nos a combater eficazmente o pecado, por outro lado, é uma obra que depende também de nosso empenho de nos separarmos daquilo que não procede do Senhor, ou seja, andar no Espírito.
À medida que buscamos santificação, necessariamente estamos aumentando nossa comunhão com o Rei da Glória, pois sem santidade não poderemos ver a Deus. Existirá maior dádiva do que conhecer mais e mais o Senhor?
Se o seu coração não deseja, com todas as forças, uma comunhão maior com Deus é porque você precisa de um renovo espiritual, pois quanto mais conhecemos a Deus, mais desejamos estar do seu lado – assim é manifestado o Seu amor em nossas vidas.
Estar mais próximo de Deus redunda num melhor relacionamento com seu semelhante. Mais perto de Deus, mais próximo do outro. Não existe outra forma de expressarmos nosso amor a Deus senão amando nosso próximo. Deus é amor, se somos discípulos de Cristo, então seguiremos seus passos… Amaremos.
Seguir a Cristo sem amor ao próximo é um contra-senso.
Para amarmos o próximo necessitamos nos amar. Isto acontece à proporção que temos comunhão com o Senhor, pois é Ele quem trata nossas feridas, quebra nossos preconceitos, cura nossos traumas… Nós nos aceitaremos melhor quando experimentarmos o amor de Deus sobre nossas vidas.
Note que estes quatro pontos levantados estão intimamente ligados entre si, sendo que uma coisa leva à outra.
Só existem dois caminhos a serem seguidos: o da carne e o do Espírito, porque um milita contra o outro, assim, só andaremos no Espírito se não satisfazermos a concupiscência da carne. Ande no Espírito e verás a glória de Deus sobre sua vida!